PPP - Projeto Político Pedagógico

MISSÃO

Promover no âmbito escolar trabalho voltado para o atender os princípios que orientam a seleção das aprendizagens que são eles: Princípios Éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidade e singularidades. Princípios Políticos dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. Princípios Estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. E ter como eixos norteadores da organização das experiências de aprendizagens as interações e a brincadeira.
Buscar e manter parcerias com a família e a comunidade.




VISÃO

A EMEI PADRE Francisco Jacinto de Barros, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI – 2010) vê a criança como sujeito de direitos.
Neste sentido, visa desenvolver os aspectos: político, pedagógico e cultural, junto as crianças e a comunidade, de modo a promover novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidos com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação. 




OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O curso de Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, terá por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social. Complementando a ação da família e da comunidade e portanto a EMEI Padre Francisco Jacinto de Barros terá como objetivo:

I.    Favorecer uma linha de ação pedagógica que respeita os diferentes níveis de desenvolvimento e ritmo de aprendizagem das crianças com ênfase na flexibilidade do tempo e do espaço educativo;

II.    Promover a melhoria da qualidade do ensino infantil, oferecendo o suporte administrativo pedagógico, que viabilize o processo ensino aprendizagem tendo como foco a criança, respeitando a sua individualidade, trabalhando de forma lúdica com a finalidade de “cuidar e educar”;

III.    Propiciar estratégias que possam desenvolver o conhecimento e o sentimento de confiança em suas capacidades efetivas, físicas, cognitivas, éticas de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

IV.    Reconhecer a importância das primeiras experiências infantis para o desenvolvimento posterior da criança, considerando agente de transformação pessoal e também do meio no qual está inserida.

V.    Desenvolver nos alunos uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

VI.    Descobrir e conhecer progressivamente o seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando atitudes de promoção à saúde.

VII.    Estabelecer a ampliação cada vez mais às relações sociais, aprendendo aos poucos a articular os seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

VIII.    Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais integrantes dependentes e agentes transformadores do meio ambientes e valorizando atitudes que contribuam para a sustentabilidade do planeta.

IX.    Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

X.    Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido.   

XI.    Estabelecer uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.

XII.    Assegurar a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

XIII.    Romper com as relações de dominação, tais como: Etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, lingüística e religiosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário